
PROJETO PILOTO DE
PLANTAS NATIVAS E FRUTAS TROPICAIS
O PROJETO
Com base na essência dos conceitos de Agroecologia e Sistemas de cultivo Agroflorestais (SAF), a Fazenda Tupã é pioneira na implantação de um projeto piloto de Agricultura Sintrópica para o cultivo de frutos nativos, no Tocantins.
Os frutos das espécies nativas do cerrado oferecem elevado valor nutricional – são ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais – além de atrativos como cor, sabor e aroma peculiares e intensos. São inúmeras as possibilidades de aproveitamento econômico dos frutos. Hoje, existem cerca de 70 espécies de frutas nativas identificadas no Tocantins. As principais são: baru, pequi, babaçu, mangaba, cagaita, cupuaçu, buriti, araticum, jatobá-do-cerrado, jenipapo, macaúba, mutamba, murici, entre outras.
POR QUE AGRICULTURA SINTRÓPICA?
Agricultura Sintrópica é uma nova forma de agricultura (proposta pelo suíço Ernst Götsch, agricultor e pesquisador), que conserva a mata natural de determinado espaço, associando-a à plantação de culturas comerciais.
Desta forma, associamos cultivos agrícolas com florestais, recuperamos os recursos ao invés de exclusivamente explorá-los e incorporamos conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas.
O benefício final é o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos, que viabilizam não somente o aproveitamento econômico dos frutos nativos, como também a oferta de serviços ecossistêmicos relevantes, como a formação de solo, a regulação do microclima e favorecimento do ciclo da água.
Fonte: agendagotsch.com/pt/syntropy